04/10/2021 09h43 - Atualizado em 22/11/2021 09h50

ELPI FAPES - Uso de Metodologias Ágeis

Os componentes do ELPI FAPES são Victor Guedes Barbosa (coordenador), Larissa Maria Zimnoch (trainee), Jéssica da Silva do Nascimento (trainee), Jéssica de Souza (Trainee), Mariana Passos Costa Silva (bolsista de inovação), Mariana de Araújo Santanna (bolsista de comunicação)

As “metodologias ágeis” como “Kanban” e “Scrum” buscam simplificar a maneira com que os projetos e processos são executados. Elas permitem agilizar entregas a partir da delegação de responsabilidades e monitoramento das atividades.

O uso destas ferramentas, integrado a serviços como armazenamento em nuvem, agendas virtuais e ferramentas de planejamento, tem dado resultados muito positivos, relacionados ao aumento da efetividade das entregas e do senso de responsabilidade e de controle no ambiente de trabalho, principalmente no período da pandemia da Covid-19.

O “Kanban” é uma metodologia visual simples baseada no registro de tarefas e ações, por meio de cartões, permitindo o acompanhamento das atividades e adaptação para diversas necessidades e contextos. A facilidade de visualização e interpretação desta metodologia permite uma comunicação efetiva entre os membros da equipe, possibilitando uma visão panorâmica das demandas e entregas.

A metodologia “Scrum” funciona em ciclos de tempo para o desenvolvimento de tarefas, geralmente semanais, envolvendo toda a equipe. Nas segundas são realizadas reuniões para o levantamento, planejamento e definição de objetivos. Ao longo da semana são realizadas reuniões rápidas para acompanhamento destas atividades. Nas sextas-feiras, há reuniões de acompanhamento do que foi realizado durante toda a semana.

As metodologias ágeis são ferramentas que buscam melhorar a comunicação entre os indivíduos, a praticidade das entregas, o alinhamento dos colaboradores e a flexibilidade e adaptabilidade das demandas. Parece muita coisa né? Mas na prática estas metodologias permitem uma integração dos envolvidos e democratização do conhecimento.

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