20/04/2016 13h57 - Atualizado em 20/04/2016 14h22

Estratégia inovadora não precisa ser difícil

Há uma célebre frase que diz “Não espere resultados diferentes se você continua fazendo as coisas do mesmo modo sempre”. Ao fazer tudo sempre do mesmo jeito, apenas com a alteração de alguma variável externa ao seu negócio é que você irá alcançar resultados diferentes. Veja – eu não disse resultados melhores!

Um dos grandes problemas de muitas organizações é acreditar que o segredo do sucesso é manter algumas fórmulas que já deram bons resultados no passado. O raciocínio é simples: “se deu certo, porque eu vou mudar?”. Isso nos remete a um ditado: “em time que está ganhando, não se mexe”. Aliás, esse problema não é novidade – já foi apontado inúmeras vezes, por incontáveis autores. A questão é que seus competidores estão se mexendo. E aí é que surge a SUA necessidade de continuar se mexendo. Em síntese, é necessário continuar se aprimorando, seja para conquistar um mercado, seja para manter o que já conquistou.

Diante da necessidade de constante movimentação, muitas organizações são tentadas a inovar em seus negócios criando estratégias mirabolantes, complexas, partindo de análises e avaliações elaboradas – e gastando bastante dinheiro nesse meio tempo. Minha provocação aqui é: você realmente acha que inovação deve ser algo complexo?

Um exemplo bastante interessante sobre o “fazer diferente” é mostrado no vídeo abaixo.

Mais informações: http://www.huffingtonpost.com/2010/11/08/driscoll-middle-school-fo_n_780483.html

Esse vídeo é bem conhecido. Centenas de professores já o usaram em sala de aula. A estratégia do time que está atacando (o da direita) era absolutamente inesperada. E o movimento, tecnicamente, foi de uma simplicidade avassaladora! O time adversário tentou questionar a validade da jogada, mas não há uma regra que impeça o atleta de fazer a jogada de ataque lentamente – neste caso, andando. O time da direita, segundo publicações na época em que o vídeo foi postado na internet, perdia o jogo. Com essa jogada, conseguiu arrancar um empate (6 a 6). Tudo isso nos permite dizer: não é uma questão de fazer o mais difícil – é questão de fazer "o inovador".

Existem diversas formas de as empresas promoverem inovações. No entanto, qualquer que seja a técnica ou método adotados, sempre há que se buscar, antes de tudo, o autoconhecimento. A partir do momento em a organização se conhece (e também ao contexto no qual está inserida, frise-se) ela é capaz de produzir algo novo. Mas para isso é necessário: i) continuar em movimento sempre; ii) focar na inovação que dá resultado, e não na mais pomposa.

Sobre o autor:

Marcus Gregório Serrano

Presidente Anterior Imediato no PMI Espírito Santo - Diretor Executivo na Macrogestão Consultoria e Ensino. Docente em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação há 12 anos. Atua em atividades (consultoria e assessoria) ligadas a planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, implantação de Escritório de Projetos (PMO) e metodologias de gerenciamento de projetos, dentre outros.

planejamento