03/11/2021 09h53 - Atualizado em 22/11/2021 09h57

ELPI PMES - Construção da Cadeia de Valor

Os principais idealizadores da Cadeia de Valor da PMES foram: Sgt. Priscila, Cap. Soares, Ten.Cel Mauro e Maj. Fernandes

O Escritório Local de Processos e Inovação (ELPI) foi instituído em junho de 2019 e passou por quatro modificações dos membros desde então. Entendendo a importância do ELPI na instituição, o Comando Geral da PMES recentemente decidiu tornar o Escritório de Processos perene na Corporação, passando a integrar a estrutura organizacional do Estado Maior Geral (EMG). Desse modo, o ELPI ganhou mais autonomia no desenvolvimento de suas atividades. Em agosto/2021 nosso escritório iniciou o desafio da construção da Cadeia de Valor da PMES. O Modelo de Atuação dos ELPIs foi amplamente estudado e debatido, sendo norte para nossas atividades, bem como as orientações do Escritório Central de Processo (ECP).

A fim de compreender a estrutura organizacional da Instituição, foi realizada uma análise das legislações referentes à estruturação da PMES e às atribuições das divisões. Isso possibilitou uma visão ampla das atividades desenvolvidas pela Corporação, o que facilitou o posterior agrupamento dos processos em macroprocessos, e sua consequente classificação nas categorias finalística, suporte ou estratégica. A construção da Cadeia de Valor teve início com o estudo do organograma da PMES e o Quadro de Detalhamento Interno. Em seguida, foram apuradas as atribuições dos diferentes setores e identificados os elos entre eles, o que evidenciou a complexidade e responsabilidade social da corporação. Por fim, destaca-se que todo o contexto da pandemia tornou ainda maior o desafio. Porém, ao final, tivemos sucesso nesta missão graças ao espírito colaborativo de todos.