ELPI IEMA: Transformação Digital: implementação de novos sistemas
ELPI IEMA: Transformação Digital: implementação de novos sistemas
Após a celebração de um Acordo de Cooperação Técnica com o governo do Amapá, no qual foi disponibilizado ao Estado o código fonte do sistema de gestão ambiental utilizado pelos amapaenses, o IEMA iniciou a customização e implantação do sistema que tem como objetivo ofertar serviços por meio digital.
A atuação do ELPI, em especial dos trainees, iniciou-se na fase de elaboração do Termo de Referência para contratação da empresa responsável pela implantação do sistema. Como já havíamos tido a experiência de promover a transição de 23 serviços para o e-Docs, a participação do ELPI foi solicitada pelo gestor do projeto.
A partir desse momento iniciamos o levantamento de requisitos, mapeamento da hierarquia e levantamento das condicionantes padrão, além de participar também do grupo de gestão do projeto.
A experiência no mapeamento dos fluxos, na construção e acompanhamento dos indicadores, na transição dos serviços para o e-Docs, com foco na linguagem simples e, principalmente, o entrosamento com todas as equipes do IEMA deu ao ELPI a maturidade fundamental para contribuir com a implementação do sistema de gestão ambiental no órgão.
Um dos principais desafios enfrentados está sendo a customização do sistema à realidade do IEMA e a administração das expectativas de seus gestores. Após três tentativas frustradas de implantação de sistemas finalísticos, a maturidade da equipe de gestão em saber o que quer e o que não quer de um sistema, faz com que a exigência e a expectativa aumentem.
Toda essa vivência ratificou nosso entendimento sobre a importância de não só conhecer os procedimentos, mas também de tê-los institucionalizados. E, mais uma vez, trouxe à tona a importância de buscar ativamente a integração e envolvimento de toda a equipe no processo de implantação de um projeto.
Membros do ELPI IEMA: Camila Passos, Caroline Machado, Cláudio Motta, Daniel Ito, Gustavo Stein, Luiz Espínola e Maria Aparecida Sodré (coordenadora)