03/01/2022 17h00 - Atualizado em 03/01/2022 17h10

ELPPI SEDU - A construção do Portal de Indicadores para o monitoramento estratégico de programas da SEDU

Em 2021, o ELPPI SEDU elaborou um plano de monitoramento destinado a todos os programas estratégicos   monitorados pelo Escritório. Essa iniciativa veio da necessidade de padronizar os relatórios de monitoramento das iniciativas, tornando-os mais estruturados e de fácil compreensão de suas etapas e atores envolvidos. Com 5 etapas, o plano de monitoramento foi dividido da seguinte forma: reconhecimento do escopo, objetivos e processos; mapeamento dos processos; definição dos indicadores; planejamento operacional; execução, conforme ilustrado com maiores detalhes no esquema abaixo:

Além disso, a necessidade de tornar o monitoramento dos programas mais acessíveis, com informações estratégicas de fácil visualização, levou a outra proposta: reunir todos os painéis de monitoramento feitos via Power BI, em uma única página, bastando o usuário acessar o observatório de dados para ter acesso rápido e fácil aos painéis dos programas desejados. Após 6 meses de trabalho, com o apoio das Gerências de Tecnologia da Informação (GTI) e de Estatística e Informação (GEI), além da colaboração de vários setores da SEDU, o Portal de Indicadores foi apresentado durante o Alinhamento Estratégico da SEDU, em dezembro de 2021.

Criar o painel de indicadores e o plano de monitoramento de programas e projetos nos possibilitou não só avaliar o cenário atual das ações desenvolvidas pela SEDU, mas também, ter uma ferramenta de apoio à tomada de decisão e na arquitetura de novas estratégias, alcançando assim os resultados almejados pela Secretaria.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard