ELPI SEGER - Aplicação da Linguagem Simples nos serviços da SEGER no Conecta Cidadão
No segundo semestre de 2021, inspirados nas Oficinas de Linguagem de Simples realizadas pelo ECP e LAB.ges e buscando replicar os conhecimentos adquiridos, o ELPI SEGER organizou um workshop para aplicar essa técnica no Conecta Cidadão. De acordo com Maria Augusta, um dos membros do ELPI SEGER: “nosso objetivo com o projeto era tornar as descrições dos serviços da Secretaria mais simples, objetivas e acessíveis ao cidadão, e também dar aos setores responsáveis pela sua prestação a oportunidade de aprender essa técnica e se sensibilizar sobre a sua importância".
Para realizar esta atividade, o ELPI contou com o apoio e participação das gerentes dos setores que prestam esses serviços e dos membros das suas equipes designados por elas. Esse grupo estava responsável por colocar as descrições em Linguagem Simples nos encontros que realizamos ao longo dos próximos meses. Como forma de apoio, o Escritório elaborou um material próprio inspirado nas Oficinas e customizado para a realidade do Conecta Cidadão. Dessa forma, o ELPI teve o trabalho de definir todos os campos da plataforma e de estabelecer quais informações deveriam estar colocadas em cada um deles.
Levando em consideração o cenário da pandemia e a quantidade de serviços prestados pela Secretaria diretamente ao cidadão, o Escritório concebeu 4 encontros online para a apresentação da metodologia, conceitos e aplicação da técnica. A dinâmica foi pensada de forma a promover a colaboração de diferentes setores da secretaria no trabalho de revisão dos textos.
Assim, nos encontros, todas as participantes colocavam a descrição do serviço selecionado para aquele dia em Linguagem Simples, independentemente de aquele não ser um serviço prestado pelo seu setor. Dessa forma, áreas que não estavam familiarizadas com os termos que caracterizam aquele serviço traziam um novo olhar para ele e contribuíam com sugestões.
Como tarefa de casa, as donas do serviço recebiam todas as descrições feitas no encontro e tinham que revisá-las com sua equipe para produzir a reescrita final. Nesse período, o ELPI se colocou à disposição para apoiar as gestoras e contribuir no trabalho. No próximo workshop, as gestoras ficavam encarregadas de mostrar a versão final sob sua responsabilidade para as outras participantes, que poderiam dar outras contribuições sobre o texto.
Ao término dos encontros, todos os serviços da Secretaria foram colocados em Linguagem Simples. Além disso, o projeto promoveu a troca de conhecimentos e a integração entre diferentes áreas da SEGER. Por meio de pesquisas realizadas com as participantes do evento, o ELPI coletou que elas gostaram da estruturação da dinâmica: “Eu gostei muito da forma como foram elaborados os exercícios para adequarmos à linguagem simples, de simples entendimento, tempo adequado para realização das tarefas e adorei a dinâmica da votação. Parabéns a todos que criaram e adequaram a nossa realidade, muito feliz por participar deste momento na SEGER com vocês." - Danieli Maestri (participante do evento).