03/12/2021 13h51 - Atualizado em 03/12/2021 13h58

ELPI SEAG - Trocando Ideias

Legenda: Identidade Visual do Troca de Ideias

E se houvesse um momento específico durante o trabalho em que cada profissional da equipe compartilhasse informações técnicas entre si sobre \"como fazer\" aquilo que ele está fazendo, em detalhes, bem mão na massa? Foi com esse objetivo que surgiu o \"Troca de Ideias\", criado pelo Escritório Local de Projetos, Processos e Inovação da SEAG (ELPPI/SEAG), em set/2021.

O Troca de Ideias acontece por meio de encontros semanais entre os membros do ELPPI, em formato presencial e utilizando uma conversa mais leve e menos formal. O protagonista do dia (escolhido previamente por “rodízio”, de forma que todos os membros revezem e sempre apresentem) explica como é realizado algo dentro do contexto do seu trabalho, como processos, programas utilizados, metodologias e técnicas. 

Segundo Jonas Lisboa esse momento específico para troca de conhecimentos é de suma importância para o desenvolvimento da equipe. “Muitas vezes ficamos imersos na rotina de trabalho que nem encontramos tempo para entender o que o nosso colega do lado está fazendo, e nem como ele está fazendo. O propósito desse momento é compartilhar as práticas, para que o conhecimento não se perca ou fique restrito a uma única pessoa, e assim as ações possam ter continuidade mesmo que ocorram mudanças na equipe”, aponta Jonas.

 

 

O nome do projeto foi idealizado por Vinícius Escócia e Aline Bastos, membros do ELPPI.  O intuito foi expressar a particularidade de como ocorrem os encontros, que foge dos padrões tradicionais de apresentação, como pitches ou reuniões, por exemplo. A identidade visual do projeto possui as cores azul e rosa, assim como a bandeira do ES, e uma lâmpada com um cérebro em seu circuito. “A proposta foi passar descontração e criatividade, agregado ao viés da inovação”, explica Vinícius. 

 

Legenda da foto: 7º Troca de Ideias: modelo padrão de cronograma para gestão de projetos

 

Realizamos dez Troca de Ideias até o momento, com temas variados. O resultado de cada encontro foi muito rico, com novos insights e com muita ‘troca de ideias’, ao pé da letra. “Só temos a oportunidade de contribuir mais com o trabalho dos colegas à medida que passamos a conhecer melhor como ele é desenvolvido. Percebemos, então, que os encontros vêm mostrando um grande potencial de inovarmos ainda mais, pois o olhar do outro vem para complementar e enriquecer o que já está sendo feito”, afirma Jonas. 

A previsão é que o ELPPI expanda o escopo do projeto em 2022. Além do formato atual, prevemos ações, que irão abranger momentos de ‘troca de ideias’ entre os servidores de TODOS os setores da SEAG e, ocasionalmente, com outros Órgãos. Já houve uma edição online especial com uma equipe do IAGRO (Agência Estadual Sanitária Animal e Vegetal do Estado do Mato Grosso do Sul).

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard