27/01/2021 14h28 - Atualizado em 27/01/2021 14h33

Relato da Experiência do ELPI na atualização da Cadeia de Valor da Seger

O ano de 2020 foi marcante em vários aspectos. E para o Escritório Local de Processos e Inovação da Seger (ELPI Seger), não foi diferente. Nova formação, novos desafios e primeiros resultados alcançados...

Tudo começou com a sua formação, onde foram escolhidos membros com participação de representantes de todas as subsecretarias, assim contemplando a Seger por inteira.

Instituído pela Portaria 13-R, de 15/05/2019, o Escritório Local de Processos e Inovação tem como missão: administrar, dar suporte e fomentar iniciativas de negócios de processo de gestão, atuando como agente de mudança na organização. Vinculado à Subsecretaria de Estado de Inovação na Gestão - Subges, seu objetivo é disseminar a cultura de processos, engajar pessoas, definir métodos, padrões e promover melhorias nos processos de trabalho.

Sua primeira ação foi atualizar a Cadeia de Valor da Seger (criada em 2017), de acordo com as diretrizes do Modelo de Atuação, elaborado pelo Escritório Central de Processos (ECP), e servir de piloto para os demais ELPI´s da rede.

Nesta etapa, o maior desafio foi desenvolver este trabalho de forma colaborativa, na maioria das vezes virtualmente, devido à pandemia. Para isso, o uso de ferramentas de comunicação à distância (whatsApp, e-mail institucional, entre outros) juntamente com  o Google Drive e o aplicativo Trello foram importantíssimos para gestão das atividades. No tocante ao serviço, as atividades foram desenvolvidas na seguinte ordem: Sensibilização; Estudo, análise e construção da nova Cadeia de Valor; Validação (donos de processos e a Alta Gestão) e Divulgação da cadeia de valor finalizada.

Ao final desta etapa, como resultado tivemos a publicação da nova cadeia de valor e a arquitetura de processos, onde foram identificados 9 macroprocessos e 276 processos, que podem ser observados de forma dinâmica no site da Seger (clique aqui). Destes processos, inicialmente, 4 foram priorizados para execução das próximas fases.

Como lição aprendida, podemos destacar que para o sucesso deste trabalho é importante o envolvimento do máximo de pessoas da organização, em especial, os donos do processos; a parceria com a Unidade de Executora de Controle Interno (UECI), no que refere-se aos fluxos de processos mapeados; e, principalmente, o apoio da Alta Gestão para realização dos trabalhos. Por fim, ressaltamos o engajamento dos participantes do ELPI Seger que sempre com soluções inovadoras e eficientes colaboram para o sucesso deste trabalho.

Cadeia de Valor da Seger, 2020.

ELPI Seger