20/04/2021 14h28 - Atualizado em 20/04/2021 14h55

Portal de Serviços do Prodest

 

Portal de Serviços do Prodest

Para que as equipes de informática dos diversos órgãos possam gerenciar os serviços hospedados no Data Center do Governo do Estado, o Prodest oferece diversas soluções de software. Acontece que para acessar cada uma delas as equipes necessitavam conhecer diversos endereços de internet.

Por exemplo, para acessar a solução de criação de máquinas virtuais, era preciso conhecer o endereço nuvem.prodest.es.gov.br. Já para utilizar a ferramenta de abertura de chamados, tinham que saber o endereço atendimento.es.gov.br, o que demandava as equipes conhecerem cerca de nove endereços distintos.

Assim, no sentido de simplificar esses acessos, o ELPI do Prodest idealizou um lugar onde fosse possível centralizar os links de todas as soluções, a partir dos quais pudessem chegar à ferramenta desejada.

Concebida a ideia, e já tendo um esboço da interface desenhada, o próximo passo foi levá-la a apreciação da equipe de desenvolvimento, a qual não só identificou sua viabilidade, bem como entendeu a importância da sua construção de imediato. Desse modo, nasceu o portal de serviços do Prodest.

Com isso, hoje, basta às equipes de TI conhecerem o endereço prodest.es.gov.br/portal-de-servicos, onde irão encontrar publicados os ícones de todas as ferramentas, bastando colocar o cursor do mouse sobre eles para saber qual é a utilidade de cada uma.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard