18/06/2021 09h06 - Atualizado em 18/06/2021 13h21

14ª edição

Olá, rede!

Confira os conteúdos selecionados para o nosso clipping de notícias, no mês de junho/2021. 

  •  O Manual de Linguagem Simples, recentemente redesenhado pela equipe do
    ECP com o apoio do LAB.ges e da SECONT, surgiu pela vontade de tornar o Portal da Guia de Serviços ainda mais intuitivo. Esperamos que ele possa ser uma ferramenta aos ELPI e aos responsáveis pela inserção/monitoramento dos serviços no Portal, resultando em informações mais acessíveis e facilitadas aos cidadãos.  O manual contém exemplos da aplicação dessa técnica para a produção e revisão de textos dos serviços capixabas. E aí, quem topa o desafio de produzir conteúdos mais fáceis de serem lidos?  Então acesse: Manual de linguagem Simples.

 

  • O ECP e o LAB.ges irão  realizar a oficina de Linguagem Simples, no dia 06/07, das 10:00 ao 12:00 (link para inscrição:https://forms.gle/3Dyx1jV74mPe6wHh9). O evento ocorrerá de maneira online, e terá duas partes: uma teórica e outra prática. Para melhor aproveitamento do conteúdo, sugerimos a realização do curso “Primeiros passos para uso da Linguagem Simples” disponível em https://www.escolavirtual.gov.br/curso/315. Objetivamos difundir essa técnica entre os integrantes dos ELPIs e responsáveis pelo cadastro dos serviços para aumentar a acessibilidade dos cidadãos às informações disponibilizadas. Vale ressaltar que a parte teórica da oficina será uma revisão do curso sugerido. 

 

  • Momento holofote: ELPI IEMA

O escritório do IEMA conta como foi importante o mapeamento de fluxos para a transformação dos serviços  digitais no órgão. Eles dividiram com a gente os principais desafios e também as lições aprendidas nessa empreitada. Vale a pena conferir este relato. Se identificou? Que tal puxar aquele bate-papo com o ELPI do IEMA para dividir experiências?  Link: ELPI IEMA: A importância do mapeamento de fluxos na transformação dos serviços em digitais.

 

  • A ENAP abrirá as inscrições para o curso de Análise e Melhoria de Processos, entre os dias 05/07 e 30/07. Ele será ministrado entre os dias 09/08 e 13/08, de 08:30h às 17:30h . O curso tem duração de 35 horas e será totalmente on-line, realizado via Plataforma Zoom. São apenas 35 vagas, então corre para fazer sua inscrição no link: https://suap.enap.gov.br/portaldoaluno/curso/333/?area=8

 

  • Nos dias 21/06 a 25/06 acontecerá a VII Semana Estadual da Tecnologia da Informação e da Comunicação - TIC. O evento ocorrerá de forma on-line e discutirá sobre os impactos da pandemia nos serviços digitais. Estão confirmadas as participações do presidente do Supremo Tribunal Federal, o ministro Luiz Fux;  do ministro e presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luís Roberto Barroso; além de outras importantes figuras do processo de digitalização dos serviços públicos no Brasil. Os interessados poderão se inscrever gratuitamente por meio do site  www.semanatic.prodest.es.gov.br. Nele também está disponível a programação completa do evento. 

 

  • Se você é um dos 65% dos integrantes da Rede de ELPIs que disse nunca ter participado de um curso de inovação no 3º Levantamento, essa oportunidade é para você: a ESESP abrirá as inscrições para o curso de “Criatividade e Inovação” entre os dias 15/06 a 02/07. O curso será ministrado entre os dias 09/07 a 06/08 e propõe um convite à reflexão sobre a inovação no setor público. A ideia é colocar o servidor público no centro do processo de inovação, como o agente responsável pela transformação. Aos interessados, as inscrições deverão ser solicitadas ao GRH via Edocs, por meio do preenchimento do seguinte formulário: 

https://sistemas.es.gov.br/esesp/cursos/PreencherFormularioCursos.aspx.

E aí, vai deixar essa oportunidade passar?

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard