14/11/2019 10h42 - Atualizado em 06/10/2020 10h53

Cooperação entre os ELPIs Incaper e Sedu

Em novembro de 2019, foi realizada em Brasília a 5° Semana de Inovação. Participaram desse evento 37 servidores dos vários órgãos e entidades do governo do Espírito Santo.

O Incaper foi representado na ocasião por uma servidora de seu ELPI, o que propiciou uma integração e debate sobre o desafio da inovação na administração pública estadual.

No retorno, o Incaper e a Sedu formalizaram uma parceria com o objetivo de desenvolver atividades conjuntas para estabelecer a cultura do gerenciamento de processos, além da disseminação de práticas inovadoras nas duas instituições. A ideia era ampliar essa parceria com outros órgãos do governo estadual, no intuito de estabelecer uma rede em prol da inovação.

Foram iniciadas na Sedu atividades relativas a processos, buscando levar a experiência acumulada do Incaper, em seus 7 anos de Escritório de Gerenciamento de Processos, para as equipes que estão desenvolvendo esse trabalho lá. Um ponto importante dessa experiência foi alertar para o caráter sistêmico das atividades, ou seja, a interdependência dos procedimentos e processos. O mapeamento, desenho/redesenho e normatização de processos não devem ser feitos de forma estanque, mas levando em consideração o encadeamento das atividades desenvolvidas. Outro ponto importante é como extrair dos servidores que realizam o trabalho, o que de fato eles fazem, em todos os seus detalhes, como forma de padronizar os procedimentos e compartilhar o conhecimento dos seniores com os juniores.

Com o trabalho em parceria, foram desenvolvidos fluxos de procedimento para processos finalísticos da Sedu, em atendimento à Portaria N° 1266-S, de 14 de novembro de 2019, resultando na normatização de 11 processos. Além disso, foi realizado em fevereiro de 2020 um encontro envolvendo trainees de Gestão Pública de diferentes órgãos e o Incaper.

Com relação à inovação, ainda não houve um avanço significativo. Em decorrência das limitações impostas pela pandemia, as ações que estavam sendo planejadas tiveram de ser paralisadas até um momento oportuno. Porém, considera-se fundamental a criação dessa rede para que a inovação seja ampliada no âmbito da administração pública em geral e do Governo do Estado do Espírito Santo em particular. Entende-se que sem a soma de esforços dos vários órgãos e entidades, a potencialização da prática da inovação fica comprometida.

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard