23/07/2021 15h12 - Atualizado em 23/07/2021 15h18

Oficina de Linguagem Simples

A Linguagem Simples

Ela pode ser compreendida enquanto técnica comunicativa e causa social. Nesse sentido, a Linguagem Simples é empregada com o objetivo de tornar os textos e documentos mais fáceis de serem lidos, por meio do emprego de uma linguagem clara, concisa e estruturada que possibilite a localização da informação e seu entendimento. Dessa forma, defende-se a cidadania através da compreensão das diretrizes que orientam nosso cotidiano. 

Em 2019, essa metodologia chegou ao nosso conhecimento por meio de uma semana de inovação ocorrida em São Paulo na qual o LAB.ges estava presente. Desde então, começamos a pensar em como aplica-la ao contexto do serviço público capixaba. 

A Oficina

Por meio de uma parceria entre o ECP e o LAB.ges, a Oficina começou a tomar forma. A ideia não era apenas apresentar a Linguagem Simples aos servidores do estado, mas sobretudo fazê-los utilizarem essa metodologia na reescrita de textos. Dessa forma, construir uma oficina interativa se apresentava como a melhor maneira para atingirmos o nosso objetivo. 

Ao longo de 3 meses, pensamos na melhor forma de elaborar o evento. Como a Guia de Serviços é um dos principais canais de comunicação com a população, escolhemos os ELPIs e os cadastradores como público-alvo, pois são eles os responsáveis por gerir essa plataforma. 

Depois de muita conversa, chegamos ao modelo de três etapas: na primeira, apresentamos o resumo dos conceitos e diretrizes da Linguagem Simples apoiado na metodologia formulada pela Heloísa Fisher. Na segunda, o momento mão-na-massa, em que os participantes aplicam essa técnica na rescrita de textos. E, finalmente, trocamos nossas experiências, pois, afinal, o aprendizado é sempre uma construção coletiva. 

Nossa oficina piloto aconteceu em junho, somente com os trainees. Contamos com a participação de mais de 10 pessoas. Foi um sucesso!

Em julho, finalmente rodamos com os ELPIs e cadastradores. Conseguimos trazer servidores de 20 diferentes órgãos do Governo do ES. Para nós foi gratificante ter esse retorno tão positivo da Rede em um evento que preparamos com todo carinho. Dá uma olhada no feedback de alguns participantes:

 

“Minha experiência foi muito boa com a oficina, achei bem objetiva, organizada e bem conduzida.  A parte prática foi bem interessante e mostrou exatamente como devemos reescrever os textos em linguagem simples, conforme aprendemos no curso indicado (que por sinal foi muito bom). ” 

 Fabianne de Paiva Cardoso (PCES)

"Participar da Oficina de Linguagem Simples foi muito gratificante, uma vez que me alertou para um problema comum, mas no qual eu não tinha me atentado. Com isso, agora terei essa visão mais empática na produção de textos informativos com linguagem simples, que sejam mais fáceis de serem lidos e compreendidos pela maior parte das pessoas. A linguagem simples tem um cunho social muito importante". 

Marco Antônio de Souza (DER/ES)

Agora uma nova jornada: vamos ampliar o público para todos os servidores interessados do estado do ES. Estamos muito felizes! Acreditamos que, assim, poderemos alcançar cada vez mais pessoas e difundir essa metodologia. Em breve, maiores informações. Esperamos te ter lá com a gente!

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard