26/04/2021 10h50 - Atualizado em 26/04/2021 10h52

Fortalecimento da Rede de ELPIs por meio de partilha de experiências

Nos dias 13 e 20 de abril foram realizadas reuniões entre os integrantes do Escritório Central de Processos, ECP, e Escritórios Locais de Processos e Inovação da Seger, IJSN e Secult. O objetivo desses encontros era de compartilhar experiências e boas práticas de ações para o mapeamento dos processos.

Ao longo do ano de 2020, o ELPI Seger realizou a atualização da  Cadeia de valor. Tendo como base a metodologia elaborada pelo ECP, por meio do modelo de atuação, os integrantes do ELPI Seger fizeram adaptações devido ao cenário pandêmico e realizaram esta ação de forma online.

A Cadeia de Valor consiste em um modelo que representa a visão integrada dos macroprocessos de uma organização. É uma espécie de retrato da estrutura organizacional por meio de seus macroprocessos. Como a gestão por processos é dinâmica, entende-se que no decorrer dos trabalhos de melhoria contínua dos processos, a Cadeia de Valor poderá sofrer alterações para representar de forma mais fiel a realidade da organização.

Tendo êxito nesta iniciativa de atualização da Cadeia de Valor, outros ELPIs que desejam realizar a construção da Arquitetura de Processos e Cadeia de Valor em seus órgãos entraram em contato para conhecerem a experiência do ELPI Seger:

“Entramos em contato com o ELPI da SEGER em busca de apoio e trocas de experiências para a execução de alguns projetos planejados pelo ELPI do IJSN. Agendamos um encontro virtual e na ocasião, a equipe da SEGER compartilhou as experiências com a criação de sua cadeia de valor. Agradecemos a prontidão com que fomos atendidos, tendo sido um momento de trocas e de muito aprendizado entre todos os presentes. Depois do encontro, nos sentimos ainda mais fortalecidos para prosseguir com nossa agenda de trabalho para o ano de 2021”.

Kátia Cesconeto, coordenadora do ELPI IJSN

“Em um encontro online no dia 20 de abril nós do ELPI da Secult tivemos a oportunidade de ouvir os(as) colegas do ECP e do ELPI da SEGER sobre como foi a experiência deles(as) no mergulho em sua cadeia de valor – instrumentos, desafios, soluções. Na Secult estamos começando a nos voltar para a gestão por processos agora e, sabendo que sairemos de outro ponto de partida, partilhar de nosso contexto e poder contar com o conhecimento dos Escritórios para melhor traçarmos nossa jornada, foi de grande valia.”

João Veening, coordenador do ELPI Secult

A realização de ações similares dentro da rede de ELPIs possibilita consolidar a cultura da gestão por processos e inovação em nosso estado, encurtando distâncias e gerando maior integração entre os órgãos.

"O compartilhamento de boas práticas com a rede de ELPI é uma iniciativa importante para criação de uma cultura de gestão por processos no Estado. Ficamos felizes em poder apresentar para os ELPI do IJSN e Secult como foi a atualização da Cadeia de Valor da Seger".

Werllison Miranda, coordenador do ELPI Seger

processo