03/11/2020 09h06 - Atualizado em 27/01/2021 16h08

9ª edição

Olá, rede!

Ano novo! E chegamos com mais uma edição do nosso clipping de notícias, a 9ª! Confira os conteúdos selecionados:

• Estamos realizando o 3º levantamento da nossa rede de ELPIs. Nosso questionário tem três objetivos: (1) Mapear o perfil das composições dos ELPIs; (2) Avaliar as estratégias de comunicação e engajamento e (3) Acompanhar as ações referentes aos processos e serviços de cada secretaria. Pedimos o seu apoio para responder até o dia 09/02 (Link do formulário);

• Estamos nesse processo de adaptação dos nossos serviços e transformação digital, mas é importante também considerarmos que nem todos os cidadãos têm acesso aos meios digitais. Trazemos um texto que propõe a reflexão entre a transformação digital e desigualdade social. É importante que nossos avanços sejam inclusivos. Por isso, defendemos que não haja a exclusão dos serviços presenciais, mas sim a ampliação da possibilidade de os mesmos serem também oferecidos de forma digital (Link).

• Trazemos uma postagem do Emerson Dantas, no LinkedIn (link). Nela, há a abordagem de que, para o mapeamento de um processo ser efetivo, há a necessidade da identificação de suas dores e projeção de seus ganhos. E, por meio deste texto e dessa reflexão, gostaríamos de relembrar do nosso modelo de atuação para a nossa rede. Ele leva em consideração não só as questões tradicionais da gestão por processos, mas também o caráter inovador, ao utilizar a ferramenta do design thinking. Para o mapeamento de processos, por exemplo, levamos em consideração a  fase da “empatia”, do design thinking, algo crucial para identificação das dores e possíveis melhorias. Criamos ainda Canvas para auxiliar na condução das ações de cada ELPI. Se você ainda não conferiu, pode acessar todo o material construído aqui (link do manual de atuação).