Estratégia inovadora não precisa ser difícil
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Há uma célebre frase que diz “Não espere resultados diferentes se você continua fazendo as coisas do mesmo modo sempre”. Ao fazer tudo sempre do mesmo jeito, apenas com a alteração de alguma variável externa ao seu negócio é que você irá alcançar resultados diferentes. Veja – eu não disse resultados melhores!
Um dos grandes problemas de muitas organizações é acreditar que o segredo do sucesso é manter algumas fórmulas que já deram bons resultados no passado. O raciocínio é simples: “se deu certo, porque eu vou mudar?”. Isso nos remete a um ditado: “em time que está ganhando, não se mexe”. Aliás, esse problema não é novidade – já foi apontado inúmeras vezes, por incontáveis autores. A questão é que seus competidores estão se mexendo. E aí é que surge a SUA necessidade de continuar se mexendo. Em síntese, é necessário continuar se aprimorando, seja para conquistar um mercado, seja para manter o que já conquistou.
Diante da necessidade de constante movimentação, muitas organizações são tentadas a inovar em seus negócios criando estratégias mirabolantes, complexas, partindo de análises e avaliações elaboradas – e gastando bastante dinheiro nesse meio tempo. Minha provocação aqui é: você realmente acha que inovação deve ser algo complexo?
Um exemplo bastante interessante sobre o “fazer diferente” é mostrado no vídeo abaixo.
Mais informações: http://www.huffingtonpost.com/2010/11/08/driscoll-middle-school-fo_n_780483.html
Esse vídeo é bem conhecido. Centenas de professores já o usaram em sala de aula. A estratégia do time que está atacando (o da direita) era absolutamente inesperada. E o movimento, tecnicamente, foi de uma simplicidade avassaladora! O time adversário tentou questionar a validade da jogada, mas não há uma regra que impeça o atleta de fazer a jogada de ataque lentamente – neste caso, andando. O time da direita, segundo publicações na época em que o vídeo foi postado na internet, perdia o jogo. Com essa jogada, conseguiu arrancar um empate (6 a 6). Tudo isso nos permite dizer: não é uma questão de fazer o mais difícil – é questão de fazer "o inovador".
Existem diversas formas de as empresas promoverem inovações. No entanto, qualquer que seja a técnica ou método adotados, sempre há que se buscar, antes de tudo, o autoconhecimento. A partir do momento em a organização se conhece (e também ao contexto no qual está inserida, frise-se) ela é capaz de produzir algo novo. Mas para isso é necessário: i) continuar em movimento sempre; ii) focar na inovação que dá resultado, e não na mais pomposa.
Sobre o autor:
Marcus Gregório Serrano
Presidente Anterior Imediato no PMI Espírito Santo - Diretor Executivo na Macrogestão Consultoria e Ensino. Docente em cursos de capacitação, graduação e pós-graduação há 12 anos. Atua em atividades (consultoria e assessoria) ligadas a planejamento estratégico, gerenciamento de projetos, implantação de Escritório de Projetos (PMO) e metodologias de gerenciamento de projetos, dentre outros.